Sobre Nós


O Centro de Educação Recanto do Saber situado à rua Partenon (antiga rua Vitória), nº 5, Flores, na cidade de Manaus, estado do Amazonas, inscrita no CNPJ sob o nº. 03.566.357/0001-20, foi fundado em 22 de dezembro de 1999 por iniciativa e ideais da Profª Aciatuan Ferreira da Silva. Surgiu a partir de um trabalho de aulas de reforço que era desenvolvido junto às crianças que cursavam a alfabetização e a 1ª série do Ensino Fundamental, principalmente atendendo a uma demanda da comunidade do entorno. Esse trabalho foi realizado durante o período de dois anos, na residência da mesma.

Em janeiro de 2000, deu-se início à sua atividade formal apenas com a Educação Infantil, com o nome fantasia de Centro de Educação Infantil Recanto do Saber. A escola abriu suas portas com o total de 14 (quatorze) crianças na faixa etária entre 3 (três) e 4 (quatro) anos, atendendo apenas no turno matutino. Para isso, o local deixou de ser utilizado como residência e passou a funcionar como uso exclusivo da escola. Neste primeiro ano de funcionamento a escola contava apenas com três colaboradores: uma professora, uma auxiliar e uma coordenadora, e contava em sua estrutura física apenas com duas salas de aula, dois banheiros, uma sala ampla que funcionava como recepção, uma varanda, uma oficina de artes que funcionava em uma área externa coberta e uma ampla área verde. Nesse mesmo ano, foram adquiridos alguns brinquedos do playground.

No ano seguinte, foi organizado um tanque de areia no espaço da área verde da escola, onde eram desenvolvidas também atividades recreativas.

Em 2003 houve a primeira ampliação nas instalações da escola, com a construção de 3 salas, onde hoje funcionam a sala do Integral I, o refeitório e a cozinha.

Em 2006, com o aumento da demanda, a escola passou a atender tanto no turno matutino quanto no vespertino.

Em 2007, foi adquirida uma piscina de fibra com capacidade para 5000L e a escola passou a ter também um profissional de Educação Física que desenvolvia atividades de natação, duas vezes por semana. Nesse mesmo ano, devido à demanda, a escola passou a atender também a clientela de 2 (dois) a 6 (seis) anos.

Em 2009 aconteceu a segunda ampliação com a construção de mais 2 salas de aula, as que hoje funcionam as turmas do Maternal III e I Período.

Apesar de ter sido fundado em 1999, o Centro de Educação Recanto do Saber só teve seu registro junto a Junta Comercial do Estado do Amazonas efetivado em 03 de dezembro de 2010, sob o NIRE nº. 1310090639-8 de 22/12/1999. Tal registro se deu como Empresa Individual ACIATA SANTOS DA SILVA, inscrita no CNPJ sob nº. 03.566.357/0001-20, devidamente representada por sua titular SrªAciata Santos da Silva, brasileira, solteira, maior, portadora do RG nº. 2.520.737 - SSP/ PE e CPF nº. 426.984.564-34.

Em 2011, atendendo à demanda dos pais das crianças que concluíam a Educação Infantil, a escola implementou o Ensino Fundamental I (1º ao 5º Ano), tendo neste ano a primeira turma do 1° Ano do Ensino Fundamental. Nos anos seguintes, à medida que essa turma avançava, as demais turmas foram formadas e hoje a escola possui todas as turmas do Ensino Fundamental I (1° ao 5° Ano), em ambos os turnos.

Neste processo de implementação do Ensino Fundamental I, visando atender a esta demanda, em dezembro de 2012 a escola passou por mais uma ampliação em suas dependências com a construção de mais 7 salas, as que hoje funcionam a Supervisão e Orientação Escolar, sala de balé/ judô, sala dos professores e as salas do 2º, 3º, 4º e 5º Ano. Neste mesmo período, houve também a construção de mais 2 salas, onde hoje funcionam as salas do II Período e do Integral II.

Em 16 de outubro de 2012, o Conselho Estadual de Educação do Amazonas (CEE/ AM), por meio da Resolução nº. 130/2012, resolveu AUTORIZAR o funcionamento do Ensino Fundamental de 1º ao 5º Ano do Centro de Educação Recanto do Saber, pelo período de 04 (quatro) anos a contar do ano letivo de 2012 até o término do ano letivo de 2015.

Em 2012, atendendo às exigências do Conselho Estadual de Educação do Estado do Amazonas, construímos nossa quadra poliesportiva e implementamos a biblioteca da escola. A quadra poliesportiva se tornou coberta no ano seguinte.

Já em 18 de abril de 2013 foi a vez do Conselho Municipal de Educação de Manaus, por meio da Resolução nº. 003/2013, CREDENCIAR e AUTORIZAR o funcionamento da Educação Infantil - Creche (a partir de 2 anos) e Pré-Escola (4 e 5 anos de idade) do Centro de Educação Recanto do Saber, pelo período de 04 (quatro) anos a contar do ano letivo de 2012.

Em 12 de dezembro de 2014, Aciata Santos da Silva transformou seu registro de Empresário Individual em sociedade empresária de tipo jurídico Limitada uma vez que admitiu os sócios Aciatuan Ferreira da Silva e Henrique Ferreira da Silva, passando a se constituir sob o tipo jurídico SOCIEDADE LIMITADA e nome empresarial CENTRO DE EDUCAÇÃO RECANTO DO SABER LTDA. Tal transformação foi registrada junto a Junta Comercial do Estado do Amazonas sob o nº. 13200648935. Neste mesmo ano, mais uma vez ampliamos nossa estrutura física, fazendo a construção das salas que hoje funcionam o Maternal II e a Coordenação Pedagógica, e do novo tanque de areia.

Em 25 de março de 2015, o Centro de Educação Recanto do Saber sofreu uma alteração em seu contrato social, na qual foi retirada da Sociedade Limitada CENTRO DE EDUCAÇÃO RECANTO DO SABER LTDA a sócia Aciata Santos da Silva, transferindo a totalidade de suas cotas do capital social para os sócios remanescentes Aciatuan Ferreira da Silva e Henrique Ferreira da Silva.

Em julho de 2015, o playground da escola passou por uma reforma em seu piso. O mesmo deixou de ser de areia para ser de concreto revestido por grama sintética. Na mesma época foram adquiridos novos brinquedos de plástico. Neste mesmo ano, foi implementado o sistema de hidrante da escola juntamente com a cisterna com capacidade para 12000 L. Além disso, foi instalado o elevador com capacidade para 800 Kg.

Em dezembro de 2015, a escola passa por mais uma ampliação em sua estrutura física onde foram construídos: o novo almoxarifado, a sala da Gestão de Ensino, a nova Biblioteca “ProfªAciatuan Ferreira da Silva”, quatro banheiros, sendo três destinados para uso exclusivo das crianças (dois femininos e um masculino) e um para uso exclusivo dos colaboradores e uma sala de aula.

Em 27 de abril de 2016, o Conselho Estadual de Educação do Estado do Amazonas (CEE/ AM), por meio da Resolução nº. 60/ 2016, resolveu RECONHECER o Ensino Fundamental de 1º ao 5º Ano ministrado no Centro de Educação Recanto do Saber, pelo período de 08 (oito) anos a contar do ano letivo de 2016 até o término do ano letivo de 2023.

Em 2017, a escola teve mais uma ampliação, inaugurou sua nova piscina, agora não mais de fibra mas sim de azulejos medindo 4 x 7,5m e capacidade para 30.000L e o Auditório “Izabel Santos da Silva”, com capacidade para 100 pessoas.    

Atualmente, a escola conta com 40 funcionários, divididos em 15 (quinze) funções, são elas: Diretora Geral, Diretor Administrativo-Financeiro, Gestora de Ensino, Supervisora e Orientadora Escolar, Gerente Administrativa, Secretária Escolar, Recursos Humanos, Professor (a), Auxiliar de Sala, Nutricionista, Cozinheira, Auxiliar de Cozinha, Portaria, Auxiliar de Serviços Gerais e Almoxarife. Possui 250 crianças, nos dois turnos (matutino e vespertino), sendo 150 distribuídos nas 4 turmas da Educação Infantil e 100 nas 5 turmas do Ensino Fundamental I.

Nos dias atuais, a escola atende não apenas crianças da comunidade, como também crianças de diferentes zonas da cidade de Manaus, demonstrando reconhecimento do trabalho da escola na sociedade manauara.

Em suas ações metodológicas e pedagógicas, a escola tem o sociointeracionismo como principal referência, entendendo que essa abordagem de ensino possibilita um aprendizado significativo para a criança, e eficaz, uma vez que considera individualidade, sua relação com a cultura, o saber que o mesmo já tem ao chegar à escola.  

Nossos Objetivos


- Proporcionar ao aluno condições para o desenvolvimento emocional, intelectual e social, visando sua realização pessoal e formação integral.

- Criar condições de ensino e aprendizagem para que os alunos estejam preparados para continuarem seus estudos em qualquer nível de ensino

- Criar condições ao aluno de exercer seus direitos e deveres como indivíduo participativo, respeitando regras e normas da sociedade.

- Oportunizar a formação humana de cidadãos autônomos e críticos, que tenham capacidade de argumentação sólida nas relações interpessoais.

- Estimular a autonomia do corpo docente na busca e descoberta de novas estratégias pedagógicas.

- Estimular a vivência harmônica, na base do respeito mútuo em todos os níveis do ambiente escolar.

- Oferecer ao corpo docente e funcional a oportunidade de contínuo aperfeiçoamento, com vistas à adequação a um mundo em constantes transformações sociais e tecnológicas.

Rua Partenon, 5 - Flores - Manaus/AM

(92) 3651-4717 / 98126-1750 / 99341-0597